DS7 Crossback apresentado em Paris

PARIS. O DS7 Crossback é o primeiro verdadeiro modelo da "nova marca" do Grupo PSA. É uma aposta na modernidade, quer no estilo de uma carroçaria SUV, mas também no conteúdo tecnológico onde não falta uma proposta hibrida e soluções que apontam o caminho da condução autónoma. Destaque para os originais grupos ópticos dianteiros onde os LEDs giram, a exemplo do que acontecia com os faróis direccionais dos D6 "boca de sapo" dos anos 60.

Com 4,57 metros de comprimento e 2,74 metros de distância entre-eixos, foi realizado com base na plataforma MP2 (a mesma do Peugeot 3008) e conta com um habitáculo marcado pelo requinte e pela qualidade dos materiais (couro e madeira). A marca deu grande atenção aos mais pequenos detalhes para criar um ambiente luxuoso, tanto mais que a DS procura afirmar-se entre os topo-de-gama. Vão estar disponíveis vários ambientes interiores, que têm tudo a ver com a cidade de Paris: Opera, Bastille, Rivoli, Faubourg, para além da Performance Line.

As motorizações passam por três propostas a gasolina (1.2 PureTech de 130 cv, 1.6 THP de 180 cv e 225 cv) e duas diesel (1.6 BlueHDi de 130 cv e 2.0 180 cv). Os novos DS chegam ao mercado nacional em Janeiro, mas no final do mês será proposta para encomenda uma versão especial "Premiere" apenas disponível com o máximo de equipamento e os motores mais potentes.

Em 2019 será lançado um motor híbrido que combina um bloco 1.6 THP de 200 cv a gasolina com dois propulsores eléctricos, sendo que juntos produzem uma potência combinada de 300 cv.

A DS aposta em vários conteúdos tecnológicos, que não sendo novidades absolutas, não são tão comuns neste segmento. É o caso do "DS Pilot", onde sensores, camaras e infra-vermelhos, permitem realizar várias funções (estacionar ou rodar no pára-a-arranca) de forma autónoma; o "DS Safety" onde uma camara e um sensor de infra-vermelhos vigiam a estrada e as pupilas do condutor para detectar eventuais casos de fadiga; e o "Active Scan Suspension" que analisa a estrada para adaptar o amortecimento dos amortecedores de acordo com as situações de cada momento.

Em destaque